Apoio:
 

Dúvidas sobre o mergulho

O mergulho autônomo proporciona uma maneira singular de você enfrentar seus desafios e novas maneiras de transformar sua vida. Tornar-se um mergulhador pode lhe dar um nível de confiança que se estende a todas as suas atividades cotidianas.

É normal ter dúvidas sempre que se começa uma atividade como o mergulho. Os instrutoteres da Mar de Aventura pode esclarecer as suas dúvidas. Fornecemos abaixo as respostas para muitas das dúvidas mais comuns que as pessoas têm. 

P: Meus ouvidos doem quando vou até o fundo de uma piscina ou quando mergulho ao praticar snorkel.
Isto me impedirá de obter a certificação em mergulho autônomo?

R: Não, desde que você não sofra de nenhuma irregularidade em seus ouvidos e cavidades nasais. O desconforto é causado pelo efeito normal da pressão da água em seus ouvidos. Felizmente, nossos corpos foram feitos para se ajustar às mudanças de pressão em nossos ouvidos. Só é preciso saber como.

P: Ter problemas nos ouvidos, diabetes, asma, alergias ou fumar impossibilita uma pessoa de mergulhar?

R: Não necessariamente. Qualquer condição que afete os ouvidos, as cavidades nasais, a função respiratória, a função cardíaca ou possa alterar o estado de consciência é motivo de preocupação, mas apenas um médico pode avaliar os riscos individuais de uma pessoa. Os médicos podem consultar a Divers Alert Network (DAN) na medida do necessário ao avaliar um candidato ao curso de mergulho autônomo.

Visite o website da Divers Alert Network.

P: Quais são as lesões ou enfermidades mais comuns associadas ao mergulho?

R: Queimaduras de sol e enjôo. Ambas as condições podem ser evitadas com produtos disponíveis para compra sem receita médica. As lesões mais comuns causadas por criaturas marinhas são arranhões e ferroadas, cuja maioria pode ser evitada ao se usar uma roupa de proteção, evitar o contato com o fundo e observar onde se coloca as mãos e os pés.

P: E os tubarões?

R: Se você tiver sorte, verá um tubarão. Apesar de acontecerem incidentes com tubarões, eles são raríssimos. Quando relacionados ao mergulho, envolvem situações de pesca com arpão ou onde o mergulhador decide alimentá-los, ambas as quais fazem com que os tubarões tenham comportamentos imprevisíveis. Na maioria das vezes que se vê um tubarão ele está de passagem, sendo uma visão relativamente rara.


P: Há algum aspecto relacionado ao mergulho que pode afetar de maneira específica as mulheres?

R: A não ser a gravidez, não. Já que os fisiologistas sabem muito pouco sobre os efeitos do mergulho sobre o feto, a recomendação é que as mulheres evitem mergulhar quando estiverem grávidas ou tentando engravidar. A menstruação não é normalmente um problema.

P: A que profundidade se chega ao mergulhar?

R: Com o treinamento e a experiência necessários, o limite de profundidade para o mergulho autônomo recreativo é de 40 metros/130 pés. Os mergulhadores iniciantes mergulham até a profundidade de 18 metros/60 pés. Apesar destes limites, alguns dos mergulhos mais populares não chegam a mais de 12 metros/40 pés de profundidade, pois a esta profundidade a água é mais quente e as cores mais vívidas.

P: O que acontece se eu usar todo o meu ar?

R: É improvável que isso aconteça porque o equipamento tem um medidor que informa constantemente quanto ar resta no cilindro. Assim, você pode voltar para a superfície ainda com uma reserva de segurança. De qualquer maneira, se você ficar sem ar, seu dupla tem um segundo regulador independente que permite que uma única fonte de ar seja compartilhada enquanto se sobe para a superfície. Existem também outras opções que você conhecerá durante o treinamento.

P: E se eu sentir claustrofobia?

R: Apesar de parecer desconfortável usar tanto equipamento, muitas pessoas descobrem que a sensação de "ausência de peso" proporcionada pelo mergulho autônomo faz com que se sintam bem liberadas. As máscaras de mergulho modernas estão disponíveis em modelos transparentes, que podem ser preferíveis se você se sentir "preso" ou "limitado" pela máscara. Durante o seu treinamento, seu instrutor lhe dará bastante tempo e orientação para que você se sinta à vontade com cada estágio do aprendizado. Seu instrutor trabalha com você em seu próprio ritmo para assegurar que você domine cada habilidade necessária para se tornar um mergulhador capaz que mergulhe regularmente.

LPáscoa Consultoria Ltda | Termos de Uso | Política de Privacidade